terça-feira, 29 de maio de 2012

Obras do Bairro Legal da Penha avançam

As obras de infraestrutura do Bairro Legal na Penha avançam para a parte final das obras de infraestrutura, que compreende a construção de redes de esgotamento sanitário, elevatórias, rede de coleta de águas pluviais (das chuvas) e construção de sub base e base das vias. Na rua Rossine Quintanilha a ponte sobre o Canal Coqueiros já foi liberada ao tráfego, minimizando os transtornos ao moradores dos bairros vizinhos que trafegam pela via e precisavam desviar pela avenida Henrique Guiton (margem do Canal), que já está asfaltada.
   
De acordo com informações do engenheiro Bruno Queiroz, da construtora Carioca Engenharia, a construção das redes, poços de visita e sub base já foram concluídas nas duas principais avenidas do bairro (Newton Guaraná e Rua Rossine Quintanilha) e as vias estão prontas para asfaltamento, o que será feito após a conclusão da construção das calçadas. 
  
- No momento parte das calçadas padronizadas está na fase final e, em decorrência da conclusão das obras na Rossinhe Quintanilha, a ponte sobre o Canal Coqueiros, próxima ao CSU (Centro Social Urbano) foi liberada ao tráfego de veículos - detalha Bruno.
  
O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, explica que "durante a construção das obras de infraestrutura, a escavação que chegou até 4,50m de profundidade para construção de novas redes de drenagem e de coleta de esgoto sanitário, a ponte ficou liberada apenas para pedestres e ciclistas, de forma a minimizar os transtornos para os moradores e pessoas de bairros vizinhos que recorrem ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e à Unidade Básica de Saúde, que funcionam no Centro Social Urbano do bairro".
De acordo com o engenheiro Bruno Queiróz, responsável pela execução das obras de infraestrutura e urbanização, nas ruas, avenidas e respectivas calçadas da Penha e do Parque Santa Maria, desde abril a construtora Carioca Engenharia atendeu à solicitação da Secretaria de Obras e aumentou a frota de e já conta com uma frota de 34 máquinas e caminhões trabalhando no bairro, providência que acelerou o ritmo das obras do Bairro Legal na Penha, que já mudou o aspectos de várias ruas que já foram, inclusive, asfaltadas e receberam novas calçadas que fazem parte do tratamento paisagístico.
   
Bruno esclarece que a frota que agiliza os trabalhos é formada por quatro escavadeiras hidráulicas com giro de 360º e que se movem com agilidade sobre esteiras, dentro das ruas escavadas; 17 caminhões de grande porte; oito retroescavadeiras (de pneus); duas máquinas pás-carregadeiras/embarcadeiras; e três caminhões-pipas para molhar as ruas que recebe construção da base com brita e pó de pedra e assim reduzir a intensidade da poeira. Fonte: SECOM / Foto: Check