terça-feira, 22 de maio de 2012

Idosos do Centro Dia terão mais duas atividades


Os idosos que participam das atividades de educação física e aulas de ritmos diversos no Centro Dia, a partir desta terça-feira (22), às 8h, estarão incluídos em mais duas atividades: caminhada e tai chi chuan.  Cerca de 20 idosos vão participar da caminhada, do Centro Dia até à Orla de Guarus, acompanhados por professores de educação física.
De acordo com a coordenadora do departamento do Idoso da Secretraia de Família, Tânia Regina Magalhães, o objetivo é melhorar a auto-estima da pessoa idosa, além dps cuidados com a saúde. E, ainda, melhorar o condicionamento físico, através das atividades ofertadas.
Segundo o professor de educação física, Douglas Nogueira Rocha, a pessoa idosa que começa o dia com caminhada, é muito importante para a saúde, porque estimula a qualidade de vida. “Apoiamos esse tipo de ação, porque tira muita gente de dentro de casa. Muitos idosos acabam em depressão quando não se envolvem em atividades de lazer. Fazemos questão de estar participando com eles desse momento, que melhora a auto estima e proporciona mais alegria de viver”, acrescentou o professor.
As aulas de tai chi chuan serão desenvolvidas todas às terças-feiras, a partir das 15h. Os interessados em participar da mais nova atividade devem comparecer no Centro Dia, que fica localizado na Rua Travessa Santo Elias, nº 43, no Jardim Carioca.
O que é - Tai chi chuan é uma arte marcial conhecida pelos benefícios para a saúde e longevidade, aclamada por seus praticantes e por alguns estudos médicos recentes. Também é conhecido como relaxamento mais completo possível da musculatura, distinguindo-se na sua teoria e aplicação das artes marciais de estilo duro, as quais usam um grau de tensão nos músculos. Nas aulas a pessoa é ensinada a ter consciência do seu próprio equilíbrio e o que a afeta.
 E, ainda, apreciar os valores práticos da sua habilidade de moderar os extremos do comportamento e atitude, em nível mental e físico, e como isso se aplica aos princípios de auto defesa.