segunda-feira, 28 de maio de 2012

Identificação Civil agora informatizada


O Serviço de Identificação Civil do posto conveniado à Secretaria de Família e Assistência Social iniciou nesta segunda-feira (28), o serviço de emissão de carteira de identidade informatizado. A proposta é a agilização do atendimento ao requerente que, diariamente, procura o setor para legalização de documento. O setor expede, em média, 1.500 carteiras de identidade/mês. O serviço é gratuito e destinado à população carente do município.
Para a retirada da primeira via do documento, o usuário deve comparecer ao setor, das 8 às 14h, com a certidão de nascimento original e/ou casamento (xerox). No caso de retirada de segunda via, os interessados devem ter em mãos a xerox dos documentos pessoais e, caso não tenha condições de pagar a taxa para retirada do documento, deve adquirir isenção.
Esta, por sua vez, pode ser conseguida também na Fundação Leão XIII, Defensoria Publica ou na Secretaria de Justiça e Assistência Judiciária, localizada na Secretaria da Família e Assistência Social. A isenção da taxa é destinada somente às pessoas que recebem um salário mínimo/mês.
Segundo a chefe do Posto de Identificação da secretaria de Família e Assistência Social, Sônia Maria Madureira, a demanda tem sido muito grande. “O objetivo é facilitar o acesso  a um documento tão importante, de forma a atender o maior número de pessoas possível. É muito importante ofertar para os usuários um serviço atualizado com as novas tecnologias”, finalizou Sônia Madureira.
O primeiro usuário a retirar o documento pelo sistema informatizado foi o vendedor autônomo, Ruan da Silva Raymundo, de 18 anos, morador do distrito de Travessão. “Adorei o novo sistema. O atendimento é mais rápido e os usuários não precisam mais sujar os dedos”, acrescenta. Fotos: Rodolfo Lins