sexta-feira, 11 de maio de 2012

I Bazar Ecosol reúne artistas e peças

Os organizadores do Fórum de Economia Solidária do Município realizam nesta sexta-feira (11), o I Bazar Ecosol. O evento acontece na Praça da República até 17h, com a participação de aproximadamente 20 grupos de artesãos do Programa Economia Solidária.
 Durante o dia acontece exposição de produtos de artesanato.O evento tem apoio da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP).
 O maior foco deste evento é o Bazar Ecosol, com exposição de peças de roupas e acessórios semi novos, com preços acessíveis ao consumidor. Toda a renda arrecadada será revertida ao fundo solidário, que está sendo criado para que grupos ligados ao fórum possam participar de eventos em outros municípios. A proposta é levar os conceitos da economia solidária, que propõe o comércio justo e solidário, além da reutilização dos produtos.
De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Humanos e Cidadania da secretaria da Família e Assistência Social, Evanilson Fidélis, a intenção do fórum é agraciar o município com mostra dos trabalhos confeccionados pelas artesãs “Assim a população terá oportunidade de adquirir, por um preço módico, um lindo presente para o Dia das Mães”, disse o diretor do departamento.
Segundo a Secretaria Executiva do Fórum de Economia Solidaria local, Kátia Barreto, o fórum é uma ação solidária. O bazar tem como objetivo levantar recursos e dar visibilidade aos grupos da Ecosol. “Os grupos já participam de vários eventos em diversos municípios e, além disso, estão incluídos no Circuito Carioca de Economia Solidária. E, também, das atividades Rio + 20, que é um movimento organizado pela sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, concluiu a secretaria executiva.

 A artesã, Francineide Oliveira de 50 anos, e faz parte de grupo de artesão do município afirma que e muito bom reunir os grupos. O evento e importante para troca de idéias nas fabricações de novo produtos. Foto: Elenice Costa